SOBRE NÓS

O Instituto Cultural de Desporto e Lazer do Estado do Amazonas – ICDLAM, tem sede própria, situa-se a Rua Tamarindo, nº 416 – Jorge Teixeira, Manaus/AM. É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 18 de outubro de 2011, registrado no Cartório de Registro de Títulos de Documentos e Pessoas Jurídicas sob o CNPJ nº 14.458.156/0001-16.
Acolhe a descrição de atividade econômica principal descrito no CNAE nº 94.30-8 “atividades de associações de defesa de direitos sociais”, atendendo o que prevê o Art. 2º, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei nº 13.204, de 14/12/2015, caracterizada como “Organização da Sociedade Civil (OSC): a) entidade privada sem fins lucrativos”, colaborando na promoção da emancipação social dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social pessoal, realizando suas atividades através das diretrizes fundamentada pela Lei nº 13.019/2014, alterada pela Lei nº 13.204, de 14/12/2015 e o Decreto Federal nº 8.726, de 27/04/2016, Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, Lei n° 109, de novembro de 2009, da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Política Nacional de Assistência Social – PNAS, e legislações pertinentes os segmentos atendidos.
HISTÓRIA
Sua existência se deu através do instituidor João de Souza Gomes ao conviver com a comunidade empobrecida da Zona Leste de Manaus teve a iniciativa de criar o Instituto ICDLAM com a intenção de oferecer aos cidadãos mais carentes, instrumentos culturais, sociais, de esporte, educação e lazer em benefício do desenvolvimento dessas pessoas bem como a compreensão de seus direitos e deveres como cidadãos de uma sociedade justa.
A proposta inicial da OSC ocorreu em 2011, junto à comunidade do Jorge Teixeira a partir da dança de rua que envolveu adolescentes que
viviam na ociosidade, e muita das vezes sendo recrutados para tráfico de drogas.
Os serviços ofertados pelo Instituto estão em consonância com a Triplicação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), de acordo com nível de complexidade do SUAS. Os serviços ofertados estão divididos por eixos e tem como objetivo: Identificar os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para trabalhar o fortalecimento de vínculos, por meio dos seguintes eixos:
Eixo Cultura: possibilitando o acesso de crianças, jovens e adultos, às
manifestações culturais tradicionais, bem como uma aprendizagem ampla e contínua e vivências que podem e devem ser levadas para o dia a dia. Atividades: Literatura, Música, Dança e Cinema Social.
Eixo Esporte e Lazer: Fomentar a realização de atividades físicas e esportivas com características educativas, inclusivas, cooperativas e saudáveis, por meio de ações de esporte, lazer, promoção à saúde e iniciação esportiva orientada. Atividades: Iniciação esportiva, Jiu-jitsu, Futebol, Jogos, Brincadeiras e Qualidade de vida.
Eixo Assistência social: volta-se ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Estimular o convívio social e familiar, aspectos relacionados ao sentimento de pertença, a formação da identidade, à construção de processos de sociabilidade, aos laços sociais, às relações de cidadania. Atividades: Atendimento psicossocial; Busca ativa por meio com a participação dos técnicos em psicologia e serviço social nos domicílios, telefone e comunicação com as famílias residentes das comunidades;
Encaminhamento da Rede Socioassistencial e demais políticas públicas; Ficha de Inscrição e Instrumento para o levantamento de dados sócio familiar para a identificação dos usuários e formalização de sua participação no projeto. E Capacitação Profissional com cursos profissionalizantes e de empreendedorismo para jovens e adultos.
REGISTRO NO CEBAS - SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL PRIVADA DO SUAS
